O que é Terapia Cognitiva

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O que é Terapia Cognitiva

A terapia Cognitiva visa corrigir padrões distorcidos de pensamentos e comportamentos. Através de pesquisas (Aaron T. Beck – 1961,1963 e Beck - 1976,1979) houve a constatação de que as experiências pessoais nos levam a formar pressupostos sobre nós mesmos e sobre o mundo. Tais pressupostos compõem nosso sistema de crenças que determinam o sentido que damos às ocorrências de nossa vida atual.

Formam-se então os chamados pensamentos automáticos, que invadem a mente da pessoa, em geral associados à emoções desagradáveis. Estes pensamentos interferem nas interpretações de experiências atuais, previsões sobre eventos futuros, ou lembranças de fatos passados.

O que é cognição?

Você se sente e leva sua vida conforme as coisas que você acredita. Conforme as cognições, ou seja, as interpretações que você faz sobre cada evento.

Exemplo: Você passa o dia chateado se ao cumprimentar seu chefe ele não lhe respondeu. Você pode ter pensado, ou seja, interpretado cognitivamente que ele não te respondeu por estar bravo contigo, e você começa a pensar que será despedido. A cada vez que você vê seu chefe foge dele para não receber a noticia ruim, foge tanto que seu chefe acaba achando que você esta fugindo do serviço e acaba te demitindo. Até que alguém te conta que seu chefe perdeu as lentes de contato e ficou uns dias sem cumprimentar ninguém porque não enxergava direito.

 

Na terapia cognitiva comportamental  os pacientes são ensinados a identificar  seus pensamentos, emoções, sentimentos e comportamentos.

 

Por exemplo: Uma pessoa que não consegue dirigir, apesar de ter vontade, apesar de já ter obtido o CNH, nunca mais a usou. Se ela passou pelas provas é porque ela sabe dirigir. Mas o que a impede de dirigir? Ao analisar os pensamentos automáticos deste caso identificou-se que em algum momento ela considerou que a única forma de receber carinho seria sendo conduzida por outras pessoas. Este pensamento  esteve mais forte do que o desejo de dirigir.

Estes pensamentos não ocorrem com todas as pessoas que tem dificuldades em dirigir. Cada pessoa tem seu conteúdo interno. Cada um tem seu histórica da vida, cada um com suas regras e leis internas.

Identificando os pensamentos automáticos e crenças limitantes podemos então trabalhar e descobrir que outras formas de obter o que esta pessoa precisa.